domingo, 22 de março de 2015

Homilia do Padre Fantico Borges do V Domingo da Quaresma – Ano B

Homilia do Padre Fantico Borges, CM do V Domingo da Quaresma – Ano B 2015

Pela Cruz de Jesus Cristo seremos salvos
Estamos nos aproximando da Semana Maior da fé cristã. Aqueles dias intensos nos quais celebraremos o mistério da nossa salvação. Tão perto de tão grandes acontecimentos, é maravilhoso poder escutar essas palavras de Jesus na Missa de hoje: “E quando eu for levantado da terra atrairei todos os homens a mim” (Jo 12,33).
Contemplamos Jesus levantado na cruz estendendo-se a todos os pontos do cosmo.  A cruz do Senhor atrai. Pela cruz Cristo redime, resgata, recapitula a criação inteira. Sem a cruz a gloria fica sem méritos, esvaziando o sentido da ação de misericórdia. Quem deseja um cristianismo sem cruz, sem provação e renuncias nunca alcançará a realidade última da fé. A cruz que é sinal do pecado é também prova de fidelidade e obediência. A Cruz é reveladora tanto da grandeza de Deus quanto da feiura do pecado. A graça chega até nós através do Mistério da Cruz, motivo suficiente para que amemos a Santa Cruz. No seguimento do Crucificado, o cristão vive no Pneuma, no Espírito Santo, e não na carne. Aquele que renasceu “da água e do Espírito” (Jo 3,5) sabe que ad altioranatus est, nasceu para as realidades superiores. Para conseguir chegar até lá tem que lutar e mortificar-se naquilo que tem de carnal.
Através da árvore da Cruz se pode ter acesso à árvore da vida que está no Paraíso. O ser humano, depois de ter sido expulso do Paraíso, não teve mais acesso à árvore da vida; Deus “colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn 3,24). A árvore da Cruz e árvore da Vida, para alguns Padres da Igreja, se identificam: Crux Christi est lignum vitae, a cruz de Cristo é o lenho da vida (S.AtanasioSinaíta). A Cruz aparece como condição necessária para aceder à árvore da vida e graças à satisfação que Cristo ofereceu ao Pai, podemos aceder novamente à árvore da vida.
Na busca de ver a Jesus temos sempre que experimentar o amargo sabor da abstinência, do Jejum das paixões, da superação dos vícios e etc. São Pedro Crisólogo fala que temos que experimentar o deserto da tentação para alcançarmos o paraíso. O santo diz que " Fortalecidos pela força da graça, declaremos guerra ao pecado, decidamos lutar contra crimes, declaremos hostilidade aos vícios seguro da vitória porque nenhum inimigo terrestre poderá ser superior aos armas celestes, nenhum adversário mundano poderá opor-se ao divino Rei." (In. São Pedro crisólogo, Homilia 12 sobre a quaresma).   
No seguimento a Jesus se desejamos vê-Lo o caminho da Cruz, o caminho da obediência a Deus, o caminho da semente lançada à terra, que não fica só, mas, morrendo, produz muito fruto é o ponto de partida. cabe a cada um seguir os passos do Mestre e onde Ele estiver estará lá seus discípulos.  É chegada a hora de Jesus. Trata-se de sua Paixão e Ressurreição, pela qual Ele se lança totalmente no plano do Pai e realiza plenamente sua vontade.
Diz Jesus: “Se o grão, que cai na terra, morre, produzirá muito fruto.” A fecundidade da vida se manifesta na morte. Jesus vai morrer e nascerá a Igreja… Para conhecer Jesus: devem morrer as seguranças humanas, o apego à própria vida é à sabedoria humana (que os gregos valorizavam tanto)… Deve morrer tudo o que nos afasta do projeto de Jesus, que veio para que todos tenham vida em abundância.
Ao ser pregado na Cruz, Jesus é o sinal supremo de contradição para todos os homens! “Cristo, Senhor Nosso, foi crucificado e, do alto da Cruz, redimiu o mundo, restabelecendo a paz entre Deus e os homens. Que esta quaresma reacenda nosso desejo de VER VERDADEIRAMENTE JESUS ATRAVÉS DE NOSSA ENTREGA A ELE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...