Elementos da Homilética.
Três são os elementos que
compõem a homilia:
a) Elemento Exegético: o
gênero literário não tem por finalidade principal que os fiéis cheguem a um
conhecimento profundo e científico da Sagrada Escritura. Ele quer fazer com que
os fiéis celebrem a Palavra de Deus e vivam à luz dessa Palavra proclamada.
Exegese é a arte de saber encontrar e propor o sentido verdadeiro dos textos
escristurísticos, para assim faze brilhar das palavras humanas a plenitude da
Luz e do pensamento divino que a Palavra quer comunicar. A pergunta principal
da reflexão exegética é: O QUE DESEJA DEUS DIZER ATRAVÉS DESTE TEXTO?
ALGUNS PASSOS..
- Entender bem o texto, as palavras e conceitos nele incluídos. Por isso procurar um bom dicionário bíblico e se poder ir ao texto escriturístico original.
- Estudar o contexto da perícope. Ver os texto pré e pós a perícope, analisar os circunstância, estudar o estilo do livro, seu gênero, destinatário e os textos paralelo, especialmente os Evangelhos.
- É preciso distinguir entre os textos literários e a mensagem que contém.
- É preciso levar em consideração que Deus, por meio do autor inspirado, quis dizer algo agora através da palavra ou através do fato marrado (atualizar a Palavra).
- Ver como a mensagem proclamada se relaciona com a Mensagem geral da Bíblia e com o Acontecimento da Salvação operada por Deus em Cristo. Para comprovar a validade da Palavra proclamada, pois ela não pode está desvinculada da Mensagem Salvífica.
- É preciso meditar a Palavra para ver o que diz o texto à fé.
- É preciso pensar no ouvinte ordinário da Palavra e prever o que pode obviamente dizer-lhe o texto, ou por oposição, o que poderia dizer-lhe o texto, mas não lho diz porque desconhecem algo ou interpretam mal algo.
- Para relativizar meu ponto de vista, para o enriquecer e sistematizá-los convém recorrer a um bom comentário exegético.
- É preciso distinguir no texto a mensagem principal e as outras.
- É mister ter claro que o mais importante não é a letra, mas o Espírito, o conteúdo da exegese e a interpretação correta da Mensagem.
b) Elemento vital: a
pregação do sacerdote não pode está desvinculada do mundo atual onde a Palavra
é anunciada. Ela deve ser aplicada a circunstâncias concretas da vida em
sintonia com a verdade do Evangelho.
ALGUNS PASSOS:
- Conhecer a própria assembléia ou comunidade.
- Critério central: a Palavra revelada deve ser traduzida numa prática vivencial. Por isso deve-se evitar instrumentalizar a Palavra.
- Evitar o tom moralizante
- Iluminar a situação urgente presente nas leituras.
- Extrair deduções para a vida de detalhes insignificantes do texto escriturístico é um grave erro.
- É legítimo aproveitar o paralelismo entre as situações vitais presentes no textos Sagrado e as que a sociedade moderna e a Igreja atual nos oferecem.
c) elemento litúrgico ou
celebrativo: toda homilia é em vista da celebração que se realiza. Por isso
a homilia não está acima da celebração, mas a auxilia, ou seja, ela está ao
serviço da liturgia. Daí que o pregador não pode acreditar que sua parte é a
mais importante. A homilia é parte da celebração, ela está dentro de um todo
que é celebração como tal. Há homiliastas que pensam que a homilia é a parte
mais importante, por isso só preparam este momento, relegando as outras a
segunda categoria. A homilia é, na verdade, uma das partes da celebração.
Outrossim, a homilia não tem função mistagógica, ou seja, de conduzir aos
mistérios da fé. Está função mistagógica liga-se mais ao rito, mesmo que se
sabe que palavra e rito não são antagônicos, mas sim complementares, pois o que
a palavra anuncia o rito realiza.
ALGUNS PASSOS:
- Quem prepara ou pronuncia a homilia deve ter claro que sua homilia não pode limitar-se a explicar os textos proclamados anteriormente, nem sequer a fazer uma conjunção com a vida, e isso parque a palavra se aplica à celebração sacramental e isso como cumprimento.
- Quem prepara a homilia deve ter presente que o texto é por si mesmo algumas vezes litúrgico-sacramental-alegorizante. Tomemos como exemplo Jo 6, 22-71 o relato do discurso do pães ele pode ser lido em três perspectiva: como anúncio da eucaristia, como acontecimento histórico da presença de Jesus pão da vida e como reflexão sacramental feita por João e a partir da Igreja.
- Os textos Bíblicos podem ressoar de diferente maneira segundo a celebração litúrgica, festa ou tempo do ano litúrgico.
- Convém estar atento para a possível relação entre o texto lido e as atualidades, os gestos e as palavras da mesma celebração litúrgica.
- É relativamente fácil encontrar conexão com a Escritura proclamada e a celebração litúrgica nas homilias de sacramentos.
- Garantir que na homilia tenha-se o espaço de conexão entre o mistério celebrado e a palavra anunciada. A homilia é o lugar da síntese destes dois momentos.
Características da homilia.
1. Caráter Memorial.
·
A proclamação da Palavra de Deus em si tem caráter memorial,
celebrativo, sacramental. A Palavra de Deus é celebrada e não somente lida ou
proclamada. A homilia se situa entre a proclamação da Palavra e a Liturgia Sacramental,
onde ambas se realizam formando um corpo.
- O lugar da homilia é a mesa da Palavra como da mesa do Pão, sendo elo entre ambas.
- A homilia atualiza a Palavra de Deus.
- A homilia difere do sermão ou de uma aula de teologia, não tem como primeira finalidade ensinar ou instruir na doutrina; ela não é uma exposição moral, ou catequética, embora se possa referir-se a isto.
- O objetivo primeiro é colaborar com Deus, para que sua Palavra seja melhor compreendida
- A homilia é o momento do confronto entre a Palavra proclamada, no contexto do mistério celebrado, e a vida do Cristão.
- A homilia quer atingir o coração das pessoas.
- A homilia evoca os benefícios de Deus em favor do ser humano, sobretudo em Jesus, razão ou motivo de nossa ação de graça que se segue.
- A homilia quer ajudar a assembléia celebrante a descobrir, à trazer na memória o sentido das oferendas do pão e do vinho com água.
2. Dimensão pascal da homilia.
- A homilia deve fazer memória da páscoa de Cristo e dos Cristãos ou das páscoas dos cristãos na Páscoa de Cristo.
- A homilia é o espaço onde assembléia encontra ressonância da páscoa de Cristo e sua vida cotidiana.
- A homilia deve evocar a memória o Cristo que serve e anima a comunidade, na dimensão comunitária, participativa, missionária e profética.
- O homiliasta trará todas essas ações pascais dos cristãos à memória, para que os fiéis as transformem em ação de Graça e Oblação, com Cristo e em Cristo.
3.
4. O caráter orante.
- A homilia é antes de tudo contemplação do mistério da fé e sua explicação, ou explicação, atualizando-a no aqui a agora uma comunidade de fé, o ministro da homilia só poderá falar no Espírito Santo.
- A finalidade primeira da homilia não é transmitir verdades, nem contemplar, evocar, testemunhar os mistérios de Deus revelados e realizados em Jesus Cristo e atualizados na celebração memorial dos mesmos.
- A homilia constitui uma forma de oração com caráter de contemplação dos mistérios celebrados, em forma de profissão e testemunho de fé, em forma de ação de graça palas maravilhas de Deus revelada na história da Salvação.
- O homiliasta crê no que prega, reza o que contempla e assim sua homilia torna-se oração para a assembléia.
- O homiliasta nunca deve esquecer que a mensagem transmitida pela Palavra de Deus é sempre maior do que o conteúdo de sua pregação.
5. Dimensão Trinitária.
- A homilia terá uma dimensão trinitária por que deve ajudar a assembléia a encontrar-se com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
- A homilia contempla e revela o Pai, que age na ordem da criação e da salvação pelo Filho, no Espírito Santo.
- O homiliasta contempla e narra essa maravilha Econômica divina à luz da Trindade Santa.
- O homiliasta ajudará a trazer presente essa realidade salvífica da revelação Trinitária.
6. As três dimensões do sinal
litúrgico na homilia.
- Sinais litúrgicos: Evoca o passado, ou seja sçao memória do passado; indicam o presente, ou seja, tornam presentes os fatos comemorados; prefiguram o futuro. A homilia deve expressar essa tríplice dimensão. Ela narra o plano de Deus e suas maravilhas realizadas no passado até ao momento atual. Atualizando no presente aponta para o que há de vir.
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