segunda-feira, 2 de março de 2015

FORMAÇÃO LITÚRGICA: ELEMENTOS HOMILÉTICOS

Elementos da Homilética.


Três são os elementos que compõem a homilia:


a) Elemento Exegético: o gênero literário não tem por finalidade principal que os fiéis cheguem a um conhecimento profundo e científico da Sagrada Escritura. Ele quer fazer com que os fiéis celebrem a Palavra de Deus e vivam à luz dessa Palavra proclamada. Exegese é a arte de saber encontrar e propor o sentido verdadeiro dos textos escristurísticos, para assim faze brilhar das palavras humanas a plenitude da Luz e do pensamento divino que a Palavra quer comunicar. A pergunta principal da reflexão exegética é: O QUE DESEJA DEUS DIZER ATRAVÉS DESTE TEXTO?
   
ALGUNS PASSOS..

  • Entender bem o texto, as palavras e conceitos nele incluídos. Por isso procurar um bom dicionário bíblico e se poder ir ao texto escriturístico original.
  • Estudar o contexto da perícope. Ver os texto pré e pós a perícope, analisar os circunstância, estudar o estilo do livro, seu gênero, destinatário e os textos paralelo, especialmente os Evangelhos.
  • É preciso distinguir entre os textos literários e a mensagem que contém.
  • É preciso levar em consideração que Deus, por meio do autor inspirado, quis dizer algo agora através da palavra ou através do fato marrado (atualizar a Palavra).
  • Ver como a mensagem proclamada se relaciona com a Mensagem geral da Bíblia e com o Acontecimento da Salvação operada por Deus em Cristo. Para comprovar a validade da Palavra proclamada, pois ela não pode está desvinculada da Mensagem Salvífica.
  • É preciso meditar a Palavra para ver o que diz o texto à fé.
  • É preciso pensar no ouvinte ordinário da Palavra e prever o que pode obviamente dizer-lhe o texto, ou por oposição, o que poderia dizer-lhe o texto, mas não lho diz porque desconhecem algo ou interpretam mal algo.
  • Para relativizar meu ponto de vista, para o enriquecer e sistematizá-los convém recorrer a um bom comentário exegético.
  • É preciso distinguir no texto a mensagem principal e as outras.
  • É mister ter claro que o mais importante não é a letra, mas o Espírito, o conteúdo da exegese e a interpretação correta da Mensagem.

b) Elemento vital: a pregação do sacerdote não pode está desvinculada do mundo atual onde a Palavra é anunciada. Ela deve ser aplicada a circunstâncias concretas da vida em sintonia com a verdade do Evangelho.



ALGUNS PASSOS:

  • Conhecer a própria assembléia ou comunidade.
  • Critério central: a Palavra revelada deve ser traduzida numa prática vivencial. Por isso deve-se evitar instrumentalizar a Palavra.
  • Evitar o tom moralizante
  • Iluminar a situação urgente presente nas leituras.
  • Extrair deduções para a vida de detalhes insignificantes do texto escriturístico é um grave erro.
  • É legítimo aproveitar o paralelismo entre as situações vitais presentes no textos Sagrado e as que a sociedade moderna e a Igreja atual nos oferecem.

c) elemento litúrgico ou celebrativo: toda homilia é em vista da celebração que se realiza. Por isso a homilia não está acima da celebração, mas a auxilia, ou seja, ela está ao serviço da liturgia. Daí que o pregador não pode acreditar que sua parte é a mais importante. A homilia é parte da celebração, ela está dentro de um todo que é celebração como tal. Há homiliastas que pensam que a homilia é a parte mais importante, por isso só preparam este momento, relegando as outras a segunda categoria. A homilia é, na verdade, uma das partes da celebração. Outrossim, a homilia não tem função mistagógica, ou seja, de conduzir aos mistérios da fé. Está função mistagógica liga-se mais ao rito, mesmo que se sabe que palavra e rito não são antagônicos, mas sim complementares, pois o que a palavra anuncia o rito realiza.

ALGUNS PASSOS:
  • Quem prepara ou pronuncia a homilia deve ter claro que sua homilia não pode limitar-se a explicar os textos proclamados anteriormente, nem sequer a fazer uma conjunção com a vida, e isso parque a palavra se aplica à celebração sacramental e isso como cumprimento.
  • Quem prepara a homilia deve ter presente que o texto é por si mesmo algumas vezes litúrgico-sacramental-alegorizante. Tomemos como exemplo Jo 6, 22-71 o relato do discurso do pães ele pode ser lido em três perspectiva: como anúncio da eucaristia, como acontecimento histórico da presença de Jesus pão da vida e como reflexão sacramental feita por João e a partir da Igreja.
  • Os textos Bíblicos podem ressoar de diferente maneira segundo a celebração litúrgica, festa ou tempo do ano litúrgico.
  • Convém estar atento para a possível relação entre o texto lido e as atualidades, os gestos e as palavras da mesma celebração litúrgica.
  • É relativamente fácil encontrar conexão com a Escritura proclamada e a celebração litúrgica nas homilias de sacramentos.
  • Garantir que na homilia tenha-se o espaço de conexão entre o mistério celebrado e a palavra anunciada. A homilia é o lugar da síntese destes dois momentos.








Características da homilia.

1. Caráter Memorial.

·        A proclamação da Palavra  de Deus em si tem caráter memorial, celebrativo, sacramental. A Palavra de Deus é celebrada e não somente lida ou proclamada. A homilia se situa entre a proclamação da Palavra e a Liturgia Sacramental, onde ambas se realizam formando um corpo.
  • O lugar da homilia é a mesa da Palavra como da mesa do Pão, sendo elo entre ambas.
  • A homilia atualiza a Palavra de Deus.
  • A homilia difere do sermão ou de uma aula de teologia, não tem como primeira finalidade ensinar ou instruir na doutrina; ela não é uma exposição moral, ou catequética, embora se possa referir-se a isto.
  • O objetivo primeiro é colaborar com Deus, para que sua Palavra seja melhor compreendida
  • A homilia é o momento do confronto entre a Palavra proclamada, no contexto do mistério celebrado, e a vida do Cristão.
  • A homilia quer atingir o coração das pessoas.
  • A homilia evoca os benefícios de Deus em favor do ser humano, sobretudo em Jesus, razão ou motivo de nossa ação de graça que se segue.
  • A homilia quer ajudar a assembléia celebrante a descobrir, à trazer na memória o sentido das oferendas do pão e do vinho com água.

2. Dimensão pascal da homilia.

  • A homilia deve fazer memória da páscoa de Cristo e dos Cristãos ou das páscoas dos cristãos na Páscoa de Cristo.
  • A homilia é o espaço onde assembléia encontra ressonância da páscoa de Cristo e sua vida cotidiana.
  • A homilia deve evocar a memória o Cristo que serve e anima a comunidade, na dimensão comunitária, participativa, missionária e profética.
  • O homiliasta trará todas essas ações pascais dos cristãos à memória, para que os fiéis as transformem em ação de Graça e Oblação, com Cristo e em Cristo.

3.

4. O caráter orante.

  • A homilia é antes de tudo contemplação do mistério da fé e sua explicação, ou explicação, atualizando-a no aqui a agora uma comunidade de fé, o ministro da homilia só poderá falar no Espírito Santo.
  • A finalidade primeira da homilia não é transmitir verdades, nem contemplar, evocar, testemunhar os mistérios de Deus revelados e realizados em Jesus Cristo e atualizados na celebração memorial dos mesmos.
  • A homilia constitui uma forma de oração com caráter de contemplação dos mistérios celebrados, em forma de profissão e testemunho de fé, em forma de ação de graça palas maravilhas de Deus revelada na história da Salvação.
  • O homiliasta crê no que prega, reza o que contempla e assim sua homilia torna-se oração para a assembléia.
  • O homiliasta nunca deve esquecer que a mensagem transmitida pela Palavra de Deus é sempre maior do que o conteúdo de sua pregação.

5. Dimensão Trinitária.


  • A homilia terá uma dimensão trinitária por que deve ajudar a assembléia a encontrar-se com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
  • A homilia contempla e revela o Pai, que age na ordem da criação e da salvação pelo Filho, no Espírito Santo.
  • O homiliasta contempla e narra essa maravilha Econômica divina à luz da Trindade Santa.
  • O homiliasta ajudará a trazer presente essa realidade salvífica da revelação Trinitária.

6. As três dimensões do sinal litúrgico na homilia.

  • Sinais litúrgicos: Evoca o passado, ou seja sçao memória do passado; indicam o presente, ou seja, tornam presentes os fatos comemorados; prefiguram o futuro.  A homilia deve expressar essa tríplice dimensão. Ela narra o plano de Deus e suas maravilhas realizadas no passado até ao momento atual. Atualizando no presente aponta para o que há de vir.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...