terça-feira, 22 de novembro de 2011

PASSOS PARA UMA BOA LIGURGIA


Liturgia:

É a vida da Igreja que brota da paixão e ressurreição de Cristo Salvador. Ela deve está como prelúdio da atividade pastoral, isto é, ela necessita refletir a prática daqueles e daquelas que a exercitam.

Celebração:

A celebração nos leva a descortinar a grandeza de nosso ser e de nosso destino de imagem de Deus, grandeza que corremos o perigo de esquecer nas lutas pela vida, nas frustrações da existência. A celebração abre-nos espaços para vivermos em comunhão com Cristo e com os irmãos.
A celebração ocupa, na religião, um lugar privilegiado: porque põe homens e mulheres em comunhão entre si e com Deus através de símbolos ou sinais. A celebração consiste no memorial do acontecimento mais importante da humanidade, a saber, a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Na nossa celebração há muitos gestos, objetos e atitudes especiais de pessoas: altar, cruz, livros, luzes, toalhas, palavras, mãos postas, mãos estendidas, sinal da cruz, genuflexão, procissões... Elas entram na liturgia como símbolos ou sinais significativos.
A celebração é a festa da libertação, por isso, ela precisa ser vivida e preparada com amor e vida. Jamais se deve improvisar a missa, ao contrário, se deve buscar ao máximo a harmonia em tudo: canto, leituras, gestos, símbolos... Como dissemos a missa ou celebração é o memorial de Cristo. “Tomai todos e bebei, pois isto é o meu sangue, sangue da nova e eterna que é derramado por muitos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.” (Mt 26, 27-28)


Elementos da celebração:

O primeiro elemento da liturgia são as pessoas. A presença de homens e mulheres no recinto em que se encontram, felizes por se reconhecerem como convocados por Deus, faz de nossas assembléias reuniões diferentes das que concentram pessoas em teatros ou estádio, em reuniões sindicais, ou encontros partidários, etc. As pessoas que à celebração se encontram são conduzidas pela fé em Cristo ressuscitado e na força do Espírito Santo em busca da transformação das estruturas.
O segundo elemento importantíssimo na celebração é a Palavra de Deus, comunicação do próprio Deus, que nos convoca a celebrar a aliança. Por isso as leituras não devem ser lidas, mas proclamadas. Daí a necessidade de bons leitores, com dicção audível.
O terceiro elemento e de muita expressividade é o altar. O altar constitui o local do sacrifício, oferecimento do Cristo, que se faz pão para alimentar nossa fé e nossa vida. Faz-se mister uma boa decoração do altar, sem muitos apetrechos.
No altar, liturgicamente, só necessitam estarem no mesmo o celebrante e aqueles que iram acolitá-lo. O ambão ou local das leituras é espaço sagrado, por isso, avisos e imformes devem ser dados dum lugar a parte. Se a Igreja contém dois ambãos um deve ser reservado para as leituras e outros para os comentários e avisos. A mesa do sacrifício deve estar no centro da Igreja com toalhas que indiquem o tempo litúrgico. Esteticamente a mesa do altar não precisa de muita coisa, somente uma par de velas; se existir o Ciro Pascal pode-se usá-lo; um crufixo; o missal. O pão e o vinho devem estar sobre a credência e só sobem à mesa na hora das oferendas.
O quarto elemento as preces, suplicas e pedidos. Eles expressam a vida, a história e o sonho da comunidade. Assim se sugere a equipe de liturgia que prepare as preces e pedidos da assembléia, usando os elementos da própria comunidade: suas lutas, seus problemas, suas conquistas...
O quinto elemento, o ambiente em que se vai celebrar. O espaço da celebração deve ser limpo e bem agradável, pois ninguém se sente bem num lugar sombrio e esquisito. Flores ajudam a embelezar o ambiente, as luzes são também muito importantes, pois um local escuro dificulta a leitura e impede o olhar profundo sobre as pessoas.
O sexto elemento, a música. A música ritma a celebração e a torna mais agradável. Porém ela deve ser bem cantada e está de acordo com aquilo que se celebra. Caso contrário a música tornar-se-á um elemento sem sentido. Os cantos precisam ajudar a compreender o mistério da celebração e respeitar a liturgia do dia. Jamais se deve trocar o salmo do dia por um canto de meditativo. Os salmos são para meditação da leituras proclamadas e não uma figura de sintaxe, que se pode retira e/ou trocá-lo a qualquer gosto.
O sétimo elemento, os gestos e danças. Nossa cultura Latino-Americana é marcada por símbolos, danças e gestos, e eles estão presentes também na liturgia, mas cada gesto deve respeitar o tempo litúrgico, como também as danças e símbolos, deve estar de acordo com o calendário litúrgico.



Alguns erros da equipe de liturgia:


1. Não preparar antecipadamente a celebração
2. Não fazer um programa da celebração
3. Não sentar com o presidente da celebração para mostrar-lhe o esquema da missa.
4. Chamar pessoas fora da equipe para fazer algum serviço da liturgia.
5. Não preparar as leituras (verificar palavras difíceis de serem pronunciadas)
6. Ler friamente a Palavra de Deus.
7. Não fazer comentários próprios
8. Fazer comentário muitos longos.
9. Trocar o salmo do dia por um canto qualquer
10. Ficar transitando sem necessidade no altar.
11. Ficar conversando na celebração
12. Ausentar-se da Igreja.
13. Bater palmas para tudo
14. Extrapolar com os instrumentos musicais
15. Cantar canto que não estão ligados a liturgia que se celebra.
16. Uma pessoa exercer mais de uma função na mesma celebração.
17. Ter uma grande quantidade avisos.
18. Não se vestir adequadas para as funções litúrgicas.

Pe. Fantico Nonato,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...