sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

AS DUAS DIMENSÕES DA LIDERANÇA




A liderança cristã possui duas dimensões fundamentais que devem ser cultivadas por todo líder e pelo grupo como um todo. Deus não precisa apenas de servos, mas de pessoas que sirvam com liderança, pessoas que tomem iniciativas e façam a vontade de Deus com muita oração e espiritualidade. Que vivam intensamente aquilo que acreditam e divulgam. E neste sentido veremos que a Liderança Cristã tem duas dimensões: uma vertical e outra horizontal.
A primeira dimensão é, como anunciamos, a vertical , ou seja, tudo o que envolve o relacionamento com Deus e a com sua obra. Tenho notado que falamos muito de Deus, explicamos suas coisas e realizamos belos discursos sobre os atributos de Deus. Mas, ao mesmo tempo, falamos pouco com Deus. existe um ditado popular que diz: saco que só faz tirar um dia esvazia.
A dimensão vertical implica no nosso relacionamento com Deus, queremos ser servos que tenham liderança, pois percebemos e sentimos que Deus precisa disso, mas não paramos para orar e criar um relacionamento com Deus, para falar com Ele; sem Jesus nada podemos fazer. Não estamos sendo lideres de comércio onde trabalhamos, ou lideres de Governo ou qualquer coisa semelhante, somos lideres cristãos, e mesmo que estejamos em alguma dessas lideranças precisamos testemunhar que somos cristãos e que sem Jesus nada podemos fazer. Ele é a força que faz o cristão caminhar, o alimento que sustenta nossa luta contra a tentação. Sem estarmos inseridos na videira não produzimos frutos, a videira é Cristo, nos somos os galhos que precisam dar frutos, se estamos fora da árvore não seremos frutíferos, e sim estéreis.
Nossas atividades devem estar fundamentadas no AMOR de Deus, pois quem ama gosta de estar perto do amado; “quem ama cuida”, já diz o teólogo Leonardo Boff, no seu livro “Saber Cuidar”. Estando perto de Deus criamos relacionamento e intimidade com o Senhor, razão de ser do nosso trabalho e do nosso viver.
Muitos querem ser íntimos, mas não sabem como fazer, e não realizam nada, por isso, cruzam os braços e tornam-se inúteis. O líder cristão precisa buscar Deus constantemente; buscar os sacramentos; meditar e contemplar a palavra de Deus; clamar a intercessão de Nossa Senhora que é a mãe de Jesus. Como vicentinos (as) precisamos estar sempre abertos às virtudes vicentinas: zelo, mortificação, simplicidade, humildade, mansidão. Desta forma seremos íntimos de Deus e assim estaremos fazendo tudo de acordo com a vontade de Deus e não por nossos próprios desejos. Isso é a dimensão vertical.
Mas um líder cristão não se configura apenas como uma amante de Deus. A dimensão vertical da fé não esgota todas as exigências da liderança cristã. O cristão que possui uma forte e profícua intimidade com Deus, precisa exercitá-la na congregation fidellium, ou seja, é na comunidade dos fiéis que ele deve testemunhar sua real e eficaz relação com Deus. Já explica São Tiago: quem diz amor a Deus e não amo seu irmão é um mentiroso e a verdade não está nele. Por isso a dimensão vertical exige uma dimensão horizontal.
A dimensão horizontal envolve o relacionamento nosso com as pessoas nos aspectos da justiça, do amor e da paz. Quem amo a Deus é promotor da paz. São Cipriano afirmava em sua catequese catecumenal que o maior fruto do cristianismo é a paz, e que todo cristão é por antonomásia um promotor da paz pelo amor e a justiça. A dimensão horizontal é fruto das relações que brotam da fé. Quem tira o olhar do homem para olhar somente para Deus, comete o pecado da hipocrisia. Precisamos ser lideres inspirados por Deus para fazer o bem a humanidade. Dizia São Vicente: “não me basta amor a Deus se aos pobres não os amo!”
Jesus se fez amor e justiça para os homens, para que todos pudessem receber amor e justiça pela gratuidade da cruz (2 Cor 5,21). Devemos buscar o amor e a justiça, buscando dar aos outros, aquilo que for necessário para a dignidade de filhos de Deus. Muitos são a favor do aborto, da pena de morte, da violência contra aqueles que geram violência, mas nós precisamos fazer a diferença, combater estas coisas com AMOR, pois Deus caritas est (1Jo. 3). Precisamos ser diferentes do mundo e levar, pelo nosso testemunho, as pessoas para mais perto de Deus.
Muitos lideres se titulam ser cheios do Espírito Santo, mas não amam os irmãos, o caminho para sabermos se estamos cheios do Espírito Santo, é verificar o quanto amamos as pessoas e se estamos dispondo a dar nossas vidas pela construção do homem novo que o Pai deseja encontrar no seu próprio Filho.
A dimensão horizontal nos ensina a ser solidários, pois Jesus foi solidário com os homens, ao ponto de assumir a nossa natureza humana. Por isso, nós devemos também ser solidários, nos colocando a disposição dos outros. E o primeiro lugar para nos exercitarmos no amor, na solidariedade é aqui neste grupo de pessoas que desejam dar parte da sua vida pelos irmãos. É aqui na AIC que devemos por em prática as duas dimensões da liderança a vertical e a horizontal.
Usando estas duas dimensões estaremos fazendo a vontade de Deus e sendo lideres eficazes para a obra do Senhor. O reino acontece primeiro em nós e somente depois fora de nós. Trabalhando juntas e unidas para edificação do reino faremos esse reino acontecer já aqui e agora, nos sinais de amor, justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...