sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

MENSAGEM DE NATAL



MENSAGEM DO PE. FANTICO BORGES, CM

FELIZ NATAL AOS AMIGOS E FIÉIS CATÓLICOS!

Em fim é natal! Tempo de alegria e festa, de encontrar amigos e sorrir, pois nasceu para nós o Salvador, que é Cristo-Senhor. Mas o natal é tempo de recordar que Deus se compadeceu do ser humano e veio salvá-lo de seus pecados, veio libertar quem estava preso, curar quem estava doente, sarar as feridas da alma e anunciar o tempo da graça do Senhor! Será que todos vivem esse tempo? Ou muitos ainda esperam o Natalício desta aurora?
Para muitos pobres essa natal será de dificuldade, pobreza, fome, dor, lamento. Muitos estão presos, doentes, privados de liberdade. Num país cheio de desigualdades, onde poucos têm muito e muitos nada possuem não é fácil afirmar que o tempo da graça já chegou para todos! Eis aí um grande desafio para todos os cristãos de hoje.
Todavia, contradizendo a lógica da desigualdade nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo Senhor! Por isso a alegria da Igreja em exultar com todos os homens e mulheres de boa vontade! Abramos o nosso coração, abramos a nossa vida, os nossos afetos, os nossos sentimentos, os nossos projetos ao mistério da Noite grandiosa do natal. Pelo Menino-Deus os anjos cantam jubilosos, os coros dos santos exultam de alegria! Alegremo-nos também nós, pois nasceu o Deus Salvador! Esta noite é de imensa alegria. Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. Exulte o justo, porque se aproxima à vitória; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida! Nesta noite venturosa Deus se fez pequeno, visível aos nossos olhos. Ele quis nos mostrar a sua face e levar-nos ao seu amor.
Tomemos consciência da nossa dignidade, não deixemos que os erros e defeitos da humana história, deforme o que Deus salvou! Lembremos que aquele que era rico se fez pobre para enriquecer a todos! Não voltemos aos erros de antes por comportamento indigno da nossa condição de cristãos. Despojemo-nos do velho homem com seus pecados e vícios e revistamo-nos do novo homem marcado por Cristo Jesus.
Desperta, ó filho meu, porque hoje brilhou para você a luz! Por você, o Filho eterno fez-se homem! Eis a maior prova de amor de Deus. Como cantam as antigas liturgias da noite de natal: “Aquele que deu forma a todas as coisas recebe a forma de escravo; Aquele que era Deus é gerado na carne; eis que ele é envolvido em panos, Aquele que era adorado no firmamento; e eis que repousa numa manjedoura Aquele que reinava no céu” (Missal Gótico, Missa do Natal).
Como vimos o natal não festa, troca de presentes, comilança e bebedeira. Natal é a renovação de todos as formas de amor. Tempo de solidariedade e partilha. Faça tudo para ser feliz neste natal se reconciliando consigo, com os outros. Faça o bem e imite os gestos de Jesus.
Desejo que você tenha no olhar o encantamento da vida! Que você tenha no coração a plenitude do amor! E que você acredite na grandeza de  Deus, no destino do mundo, na beleza da vida, nos sonhos e na esperança de mundo melhor, mais humano e solidário!

Desejo a você um Feliz Natal!

PE. FANTICO BORGES, CM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...