sábado, 9 de setembro de 2017

Homilia do Pe. Fantico – XXIII domingo do tempo comum ano A

Homilia do Pe. Fantico – XXIII domingo do tempo comum ano A

Corrigir sim, mas com caridade!

A liturgia da Palavra deste domingo traz o tema da correção fraterna, muito importantes à vida cristã. Corrigir é o eixo no qual se sustenta a mensagem de Jesus sobre o Pai das misericórdias que sempre busca ajudar o ser humano a alcançar a perfeição. Cristo veio corrigir o que estava desordenado, recapitular o horizonte da esperança de Israel, que havia perdido o rumo de Deus: corrigir as distorções da relação entre Deus e ser humano e entre os irmãos uns com os outros. 
No cristianismo, a correção fraterna sempre foi o um bem admirado, ainda que, frequentemente, pouco compreendido e, talvez, praticado com escassez. Jesus propõe, com uma dinâmica judaica do seu tempo, o modo como corrigir partir do amor divino. À pessoa que é corrigida, o Senhor lhe dirige essas palavras:  “aquele que ama a correção ama a ciência, mas o que a detesta é um insensato” (Prov 12,1).   Quem ama a correção sempre encontra forma de crescer e nunca ficará vazio.
Às vezes me pergunto: queremos que os outros nos ajudem? Desejamos que os nossos irmãos nos corrijam? Temos essa sensatez de quem é consciente de que sozinho não podemos chegar à meta da santidade e de que, portanto, necessitamos da ajuda dos irmãos na fé? São Cirilo dizia que “a repreensão que melhora os humildes costuma ser intolerável aos soberbos”. Todo processo de mudança nasce do desejo de deixar-se corrigir pelos outros. Mas como fazer a correção ser fraterna?
Em Mt 18,15-20, Jesus fala aos seus discípulos sobre a liberdade espiritual necessária para restaurar a boa convivência e a amizade entre as pessoas. Jesus alude que não se trata simplesmente de um procedimento social ou de uma reconciliação da boca para fora, mas de uma atitude mística, nascida da comunhão com Deus. Corrigir é amar e deixar-se corrigir é fazer-se amor na esteia da santidade.
A partir do amor fraterno pode-se vislumbrar a paz como fruto do cristianismo real. A paz e a união devem prevalecer sempre; para tanto, a vigilância dos homens em relação a isso há de ser constante, e não menos incessante o desejo da correção fraterna: reorientar a partir do Agapé de Deus as relações humanas, eis uma chave para superar os conflitos hodiernos.
O modo como Jesus apresenta a correção fraterna aos discípulos – e podemos nos incluir entre eles – é bastante simples. Exige apenas um pouco de sensibilidade e delicadeza. Para alcançá-la, há três etapas possíveis. Na primeira, tentamos resolver a questão pessoalmente. É especial essa forma porque corrigir sem respeito é violentar o irmão. A correção sem caridade é agressão ao outro. Um segundo novel é contar com a ajuda de mediadores, que servirão de testemunhas da reconciliação. Neste caso, como na cultura judaica, apelava-se ao testemunho de outros para resolver a querela. Se ainda assim fracassem recorre-se aos representantes da Igreja. Neste caso, entra a função sacramental do sacerdote. Desta forma se recorre, antes, a todo tipo de tentativa para não se perder o irmão.
Temos a obrigação de repreender imediatamente nosso irmão para que, ao nos fazer o mal, ele não permaneça no pecado. Escreve São Jerônimo: “Não só temos o poder de perdoá-lo, mas somos obrigados a fazê-lo, pois nos foi ordenado perdoar os que nos ofenderam”. Aquele que pensa ser mais fácil esquecer a ofensa e deixar o pecador entregue ao seu próprio destino está bastante enganado. O que deve nos mover é o desejo de realizar em nosso irmão uma mudança de conduta que transforme sua vida. Recomenda Santo Agostinho: “Ainda que ele não seja considerado mais, pela Igreja, como um dos teus irmãos, nem por isso deixes de te preocupar com a sua salvação”.
      Como irmãos em Cristo, temos o dever de corrigir-nos e rezarmos uns pelos outros. Esta correção deverá ser feita sempre com amor, com discernimento, com caridade fraterna. São Bento, na sua Regra, dá uma recomendação singular, ao prescrever: “Socorrer na tribulação” (RB 4,18). Mas, a expressão latina usada por São Bento é “In tribulationem subvenire”. A palavra “subvenire” pode ser traduzida por “vir por baixo, vir de baixo”. Ou seja, socorrer sim, corrigir sim, mas com a humildade de quem vem por baixo para sustentar, amparar e ajudar, para salvar. Corrigir, sim, mas como Deus, que em Jesus, veio por baixo, na humildade de um presépio e na humilhação da cruz.



Pe. Fantico Borges, CM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...