sábado, 31 de março de 2018

Homilia do Pe. Fantico Borges, CM – Solene Vigília Pascoal Ano B.


Homilia do Pe. Fantico Borges, CM – Solene Vigília Pascoal   Ano B.

Cristo Ressuscitou Aleluia venceu a morte por Amor!

Irmãos, esta Noite é santa! Toda lágrima, nela, é enxugada; todo pecado, nela, é perdoado; toda morte, nela, é vencida! Irmãos, nosso Jesus ressuscitou, nosso Jesus foi constituído Senhor e Salvador. Nosso Senhor Jesus abriu-nos um caminho novo; deu-nos um novo rumo na vida, uma nova esperança, uma invencível certeza! Nesta Noite, a Morte perdeu a guerra, nesta Noite, o Filho de Deus, na sua humanidade igual a nossa, venceu a Morte, arrombou o pântano infernal e abriu-nos o caminho para o Pai! Esta é a Noite mais feliz da história humana: é a Noite da Páscoa; Páscoa de Cristo, nossa Páscoa! “Eis agora a Páscoa, nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou: marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino sangue nos salvou! Ó Noite de alegria verdadeira, que prostra o Faraó e ergue os hebreus, que une de novo ao céu a terra inteira, pondo na treva humana a luz de Deus!
Nosso povo com uma fé simples canta nesta noite: Cristo ressuscitou Aleluia venceu a morte com amor! Este canto retrata o sentido da Pascoa: Cristo venceu a morte, por sua morte a morte vi seu fim. Já brilhou para nós a salvação: oh morte onde está tua vitória? Quem poderá fazer frente àqueles que foram redimidos com tão precioso dom? Não foi mais o sangue de um cabrito, mas o próprio Filho Unigênito, Aquele Era, que É, o Alfa e Ômega, Primogênito dentre os mortes, o Vivente, foi ele quem nos reconciliou com Deus. Ele é o pontífice que nos une ao divino Pai das Misericórdias, o Eterno Sacerdote. A ele a honra, a glória, o louvor pelos séculos dos séculos.
Esta é a vigília das vigílias, a noite que assistiu a libertação da morte e de todo pecado no qual os filhos de Deus eram subjugados. Ela assistiu emocionada a ressurreição de Jesus, o Cristo. Hoje é uma Noite estupenda. Não há outra, como esta; não poderá haver neste mundo! Esta Noite santíssima resume e encerra em si, como num ventre fecundo, todas as outras noites. Recordando a pascoa antiga, em que os filhos de Israel foram libertados das mãos do Faraó rei do Egito, o povo da nova e eterna aliança vive em lagrimas e gritos jubilosos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Esta libertação não atingiu apenas o antigo Israel, mas a todos que esperam no Senhor Jesus. Por sua morte a morte viu seu fim, no sangue derramado do Cristo a vida renasceu. Não temeremos mais a morte e a dor, pois Jesus de Nazaré está vivo, ele Ressuscitou!
Vede: hoje, nesta Noite, quando tudo era trevas, Deus disse: “Faça-se a luz!” e a luz se fez (cf. Gn 1,3)! Hoje, quando Isaac estava para entrar na noite da morte, pois nosso Pai Abraão tinha decidido sacrificá-lo a Deus, a luz brilhou e o Senhor disse: “Abraão, não estendas a mão contra o teu filho!” E Isaac viu a luz da vida (cf. Gn 22,12)! Ainda hoje, nesta Noite, Deus, com braço estendido, fez o seu povo atravessar o Mar Vermelho e deixar a escravidão de Faraó, no Egito (cf. Ex 14,1-31). Foi também hoje, nesta noite bendita – nesta mesma Noite! –, que o Pai, derramou seu Espírito Santo sobre o nosso Senhor Jesus que estava morto e o arrancou das trevas da morte, fazendo-o passar para a luz da plenitude da vida. Finalmente, numa noite como esta, num hoje como hoje, no meio da noite deste mundo, em plena escuridão da história, o Pai enviará o Cristo ressuscitado, pleno de glória, e brilhará, no meio da noite deste mundo, o dia eterno, da glória eterna, na plenitude do Reino! E já não haverá mais noite e o Cordeiro imolado e ressuscitado será nosso sol, nosso dia eterno (cf. Ap 22,5)!
             Irmãos amados, todas estas noites que se transformam em dia de luz fulgurante, se resumem e estão presentes misteriosamente nesta Noite de Páscoa! Porque nesta Noite Cristo ressuscitou, todas as noites da história da salvação e todas as noites deste mundo, e todas as noites da nossa vida e do nosso coração, são transformadas em Dia pleno, Dia triunfante, Dia resplendente de glória! Oh noite de alegria verdadeira, que enche o céu e a terra com a glória de Deus.
Todavia, muitos ainda estão procurando pelo morto na sepultura. Ainda desconfiam de sua ressurreição. Talvez penseim que o mundo de violência, fome, guerra e injustiças tenha vencido o Deus da vida. Mas eles se enganam! Deus ressuscitou e está vivo em cada coração que O aceita e segue seus passos. Ele está presente em cada gesto de amor, fraternidade, paz e justiça. Ele vive em cada Eucaristia celebrada, em cada membro batizado que abraça a fé. Cristo venceu o maligno tentador que aprisionava o coração humano. Não temeremos mais a morte porque em Cristo somos mais que vencedores. Mas porque ainda existem tantos sinais de morte? A resposta está em cada um de nós. Jesus está vivo, porém,  espera que cada um de nós O aceite como seu Senhor e guia. Ele não quer forçar pelo poder, nem pela violência; ele deseja que livremente o homem O aceite com seu Deus e Senhor.
Irmãos, Cristo ressuscitou! O sepulcro está vazio! Irmãos, Cristo, nosso Caminho, abriu-nos o caminho da vida! Vivamos a vida nova, porque agora nossa vida tem rumo, sentido e plenitude: na treva humana brilhou em Cristo a luz de Deus! Feliz Páscoa, Cristo ressuscitou, Aleluia!

Pe. Fantico Borges, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...