Homilia do Padre Fantico Borges, CM –
Santíssima Trindade – Ano B
Salve ó Santíssima
Trindade!
A liturgia de hoje propõe a meditação sobre o
mistério central de nossa fé: a Santíssima Trindade. Toda a vida da Igreja está
impregnada por este Mistério. E quando falamos aqui de mistério, não pensemos
no incompreensível, mais na realidade mais profunda que atinge o núcleo do
nosso ser e do nosso agir.
É Cristo quem nos revela a intimidade do mistério
trinitário e o convite para que participemos dele. “Ninguém conhece o Pai senão
o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt, 11, 27). Ele revelou-nos
também a existência do Espírito Santo junto com o Pai e enviou-O à Igreja para
que a santificasse até o fim dos tempos; e revelou-nos a perfeitíssima Unidade
de vida entre as Pessoas divinas (Cf. Jo16, 12-15).
O mistério da Santíssima Trindade é o ponto de
partida de toda a verdade revelada e a fonte de que procede a vida sobrenatural
e para a qual nos encaminhamos: somos filhos do Pai, irmãos e co-herdeiros do
Filho, santificados continuamente pelo Espírito Santo para nos assemelharmos
cada vez mais a Deus.
Por ser o mistério central da vida da Igreja, a
Santíssima Trindade é continuamente invocada em toda a liturgia. Cremos,
portanto, em um só Deus, um princípio sem princípio, incriado, ingênito, que
não perece, imortal, eterno, ilimitado, inapreensível, indefinível, onipotente,
simples, não composto, incorpóreo, imóvel, impassível, imutável, inalterável,
invisível, fonte de todo bem e de toda justiça, luz inteligível e nunca
acendida; poder que não pode medir-se com medida alguma a não ser sua própria
vontade, porque pode fazer tudo quanto quer.
É o Criador de todas as criaturas visíveis e invisíveis, de todas tem cuidado e
providência, e as conserva; tem o poder sobre todas as coisas, as quais dirige
e governa com um reino que não tem fim e é imortal; nada pode opor-se a ele,
tudo preenche, nada pode abarcá-lo, mas, pelo contrário, ele abarca todas as
coisas, as contém e zela por elas. Penetra todas as substâncias de maneira
puríssima e em tudo repousa. Ele estabelece os principados e ordens, e
encontra-se acima de toda ordem e principado, acima da substância, da vida,
palavra e pensamento. Ele é a própria luz, a própria bondade, a própria vida, a
própria essência já que não recebeu de outro nem o ser nem qualquer uma das
suas propriedades, Ele é a fonte do ser de todos os seres, a vida dos viventes.
Ele é Deus, nosso Deus, uno e santo, indivisível todo ser racional o adora, com
uma só e mesma adoração que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São três as
pessoas, mas é a mesma natureza; por isso, o mesmo louvor.
Ó coisa admirável! Nós Cremos no Pai, no Filho e no
Espírito Santo, nos quais fomos batizados. Porque assim ordenou Deus:
batizai-os em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, cremos num único Pai,
princípio sem princípio e causa de tudo, incausado e ingênito; Criador de todas
as coisas, eterno Pai do Eterno Filho de igual natureza do Pai, Filho Unigênito
e Salvador, do qual procede o Santíssimo Espírito. Amém
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