domingo, 31 de maio de 2015

Homilia do Padre Fantico Borges, CM – Santíssima Trindade – Ano B

Homilia do Padre Fantico Borges, CM – Santíssima Trindade – Ano B
Salve ó Santíssima Trindade!

A liturgia de hoje propõe a meditação sobre o mistério central de nossa fé: a Santíssima Trindade. Toda a vida da Igreja está impregnada por este Mistério. E quando falamos aqui de mistério, não pensemos no incompreensível, mais na realidade mais profunda que atinge o núcleo do nosso ser e do nosso agir.
É Cristo quem nos revela a intimidade do mistério trinitário e o convite para que participemos dele. “Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt, 11, 27). Ele revelou-nos também a existência do Espírito Santo junto com o Pai e enviou-O à Igreja para que a santificasse até o fim dos tempos; e revelou-nos a perfeitíssima Unidade de vida entre as Pessoas divinas (Cf. Jo16, 12-15).
O mistério da Santíssima Trindade é o ponto de partida de toda a verdade revelada e a fonte de que procede a vida sobrenatural e para a qual nos encaminhamos: somos filhos do Pai, irmãos e co-herdeiros do Filho, santificados continuamente pelo Espírito Santo para nos assemelharmos cada vez mais a Deus.
Por ser o mistério central da vida da Igreja, a Santíssima Trindade é continuamente invocada em toda a liturgia. Cremos, portanto, em um só Deus, um princípio sem princípio, incriado, ingênito, que não perece, imortal, eterno, ilimitado, inapreensível, indefinível, onipotente, simples, não composto, incorpóreo, imóvel, impassível, imutável, inalterável, invisível, fonte de todo bem e de toda justiça, luz inteligível e nunca acendida; poder que não pode medir-se com medida alguma a não ser sua própria vontade, porque pode fazer tudo quanto quer.
É o Criador de todas as criaturas   visíveis e invisíveis, de todas tem cuidado e providência, e as conserva; tem o poder sobre todas as coisas, as quais dirige e governa com um reino que não tem fim e é imortal; nada pode opor-se a ele, tudo preenche, nada pode abarcá-lo, mas, pelo contrário, ele abarca todas as coisas, as contém e zela por elas. Penetra todas as substâncias de maneira puríssima e em tudo repousa. Ele estabelece os principados e ordens, e encontra-se acima de toda ordem e principado, acima da substância, da vida, palavra e pensamento. Ele é a própria luz, a própria bondade, a própria vida, a própria essência já que não recebeu de outro nem o ser nem qualquer uma das suas propriedades, Ele é a fonte do ser de todos os seres, a vida dos viventes. Ele é Deus, nosso Deus, uno e santo, indivisível todo ser racional o adora, com uma só e mesma adoração que é do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São três as pessoas, mas é a mesma natureza; por isso, o mesmo louvor.
Ó coisa admirável! Nós Cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo, nos quais fomos batizados. Porque assim ordenou Deus: batizai-os em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, cremos num único Pai, princípio sem princípio e causa de tudo, incausado e ingênito; Criador de todas as coisas, eterno Pai do Eterno Filho de igual natureza do Pai, Filho Unigênito e Salvador, do qual procede o Santíssimo Espírito. Amém     



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