segunda-feira, 26 de abril de 2010

A PÁSCOA DOS CRISTÃOS:

Jesus veio para nos LIBERTAR DE TODO TIPO DE ESCRAVIÃO. Ele nos quer livres e libertando os outros de todo tipo de mal: doença, dor, fome, ignorância, falta de moradia, egoísmo, pecado. Jesus quer que vivamos a aliança definitiva com Deus no amor ao próximo. Para nos ajudar a vivermos como cristãos verdadeiros no dia-a-dia dentro de casa, na escola, no trabalho, Jesus quer que participemos da refeição pascal: A MISSA. Nela Ele mesmo nos alimenta e nos fortalece com a sua palavra, na Bíblia, no Pão e vinho Consagrados, na amizade dos cristãos.
Participando da Missa, que é nossa Páscoa Semanal, nos tornamos cada vez mais preparados para fazer o mundo melhor e enfrentar as ciladas do inimigo. Podemos dizer que o cristão vive a Páscoa quando: Liberta-se da escravidão do homem sobre o homem; quando promove a justiça, a fraternidade, a solidariedade. Libertando-se do pecado ele sai da situações de morte, passando a construir uma vida onde apresente-se os sinais do ressuscitado.
Por isso, quando dizemos Feliz Páscoa a alguém desejamos que todos passem da escravidão do pecado para a liberdade da vida cheia de amor, alcançando a felicidade com Jesus Ressuscitado, o libertador. Os sinais que acompanha os libertados pela páscoa são: FRATERNIDADE: o cristão que de fato é verdadeiro, vive como irmão do outro na Aliança de Amizade, tratando-o em Cristo Jesus como irmão. COMUNIDADE: a Páscoa reúne os que vivem segundo Jesus Ressuscitado. Procurar construir comunidade em casa, na escola, no trabalho, é sinal de que vivemos dia a dia a Páscoa. LIBERTAÇÃO: Se Jesus libertou o cristão, ele precisar viver como libertado. Tudo isso é sinal que entendemos e vivemos em nossa vida e conseqüentemente em nossa família a verdadeira páscoa. Por fim a MISSA é o maior sinal da ressurreição: aquele que por nós morreu se faz no altar pão para nos saciar e nos fortalecer na caminhada. Por isso é que, todos os domingos celebramos na Missa a Páscoa, Ressurreição de Jesus, vitória de Jesus sobre a morte. E não só aos domingos, pois toda Missa é Páscoa. Daí, então, a necessidade de vivermos a Missa em profundidade, fazendo dela um Memorial permanente da nossa salvação. Participar da MISSA é mergulhar no mistério salvador de Jesus e viver já aqui a graça da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...