Homilia Pe. Fantico
Borges, CM – Solenidade de Pentecostes ano C
Vem Espírito Santo:
Senhor e doador de vida!
Celebramos hoje a grande festa de
Pentecostes com a qual se completa o Tempo de Páscoa. Nesta liturgia recordamos
o nascimento da Igreja pela efusão do Espírito Santo. Esta Solenidade faz-nos
reviver a vinda do Espírito Santo sobre
os Apóstolos e os outros discípulos, reunidos em oração com a Virgem Maria no
Cenáculo ( At 2, 1-11). Cantamos juntos num coro em festa: Veni, Sancte Spiritus! – Vinde, Espírito Santo! “Sem a vossa força e
favor clemente, nada há no homem que seja inocente”: são palavras da sequência
de Pentecostes, composta por John Dunstable (1380-1453) e que foi provavelmente
entoada na coroação do rei inglês Henry VI, em Paris, em 1431. Toda a Igreja
clama: Vem, Espírito Santo! “Ó Deus (…) derramai por toda a extensão do mundo
os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas
que operastes no início da pregação do Evangelho” (oração coleta da Missa do
dia de Pentecostes).
O Espírito
Santo age desde do princípio, primeiro como Espírito Criador e por último como
Espírito Salvador. O Espírito Santo foi chamado alguma vez de “O Grande
Desconhecido”. Isso faz lembrar aquela passagem dos Atos dos Apóstolos na qual
Paulo ao chegar a Éfeso, ao conversar com alguns discípulos lhes pergunta:
“Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?” Respondem eles: “Mas nem sequer ouvimos dizer que existe um Espírito
Santo” (At 19,2). A impressão, muitas vezes, que temos é que alguns cristãos
nem sabem se existe um Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? Qual sua importância na vinda do reino e na vida da Igreja? Ele é a
terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é “o Senhor e Doador de Vida, que
procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho recebe uma mesma adoração e
glória e que falou pelos profetas”. O Espírito Santo é Deus, como o Pai é Deus
e como o Filho é Deus. Ele é o Paráclito, o Consolador, enviado por Cristo para
comunicar-nos a vida divina. É Ele quem nos introduz no Mistério de Cristo, é Ele
quem nos dá a graça, as virtudes da fé e da esperança e da caridade, os dons e
os frutos. Quem é o Espírito Santo? É aquele que mora em você, o doce hóspede da sua alma, foi Ele quem o
fez templo de Deus, filho de Deus, membro da Igreja, quem lhe deu a salvação, a
justificação e a vida eterna. “Desde o nascimento da Igreja, é Ele quem dá a
todos os povos, o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a
diversidade das raças e línguas” (prefácio de Pentecostes).
Podemos dizer
que não há Igreja sem Espírito Santo, que o Pentecostes é a autenticação da
Igreja como sinal visível da graça de Deus neste mundo. Santa Teresa conta que,
ao considerar certa vez a presença das Três divinas Pessoas na sua alma, “estava
espantada de ver tanta majestade em coisa tão baixa como é a minha alma”, e
então o Senhor disse-lhe: “Não é baixa, minha filha, pois está feita à minha
imagem” (Santa Teresa, Contas de consciência, 41, 2). Nós fomos feitos à imagem
e semelhança de Deus. Quis Deus que essa semelhança fosse semelhança mesmo e
nos fez participar de sua natureza divina. É pelo Espírito Santo que nós
participamos da natureza divina. “Como não dar graças a Deus pelos prodígios
que o Espírito não cessou de realizar nestes dois milênios de vida cristã? O
evento de graça do Pentecostes tem, com efeito, continuado a produzir os seus
maravilhosos frutos, suscitando em toda a parte ardor apostólico, desejo de
contemplação, empenho em amar e servir com total dedicação a Deus e aos irmãos.
Ainda hoje o Espírito alimenta na Igreja gestos pequenos e grandes de perdão e
de profecia, dá vida a carismas e dons sempre novos, que atestam a Sua ação
incessante no coração dos homens” (João Paulo II, Homilia do Domingo de
Pentecostes de 1998).
Pentecostes
era uma festa celebrada pelos judeus após cinquenta dias depois da Páscoa. No
começo era uma festa na qual se dava graças a Deus pela colheita da cevada e do
trigo, era uma festa agrícola. Já no século I, porém, tornou-se a festa que
celebrava a aliança (o dom da lei e a constituição do Povo de Deus). Cinquenta
dias depois da Páscoa, os discípulos de Cristo recebem o Espírito Santo, a lei
na nova aliança no sangue de Jesus. Também o Espírito Santo constitui a nova
comunidade do Povo de Deus, a Igreja.
Nela, todos
devem estar unidos em Cristo e na força do Espírito Santo. As línguas de
Pentecostes significam essa unidade do Povo de Deus. Pentecostes é, então, o
reverso de Babel (cf. Gn 11,1-9); em Babel, a dispersão, aqui, a unidade. O
Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho, é também amor entre nós.
Lembremo-nos que é sempre o amor que une os corações. O amor, só pode ser
conhecido propriamente pelos que se amam, por isso num mundo de ódio não há
espaço para o Espírito Santo; num mundo sem perdão não há lugar para Deus; numa
família sem amor, caridade, fraternidade não há lugar para o Pentecostes.
Temos que
pedir e buscar o Espírito Santo como dom e graça diária. O Paráclito
santifica a Igreja e a família continuamente, como também santifica cada alma,
através das inúmeras inspirações que se escondem em “todos os atrativos,
movimentos, censuras e remorsos interiores, luzes e conhecimentos que Deus
produz em nós, prevenindo o nosso coração com as suas bênçãos, pelo seu cuidado
e amor paternal, a fim de nos despertar, mover, estimular para o amor
celestial, para as boas resoluções, para tudo aquilo que, numa palavra, nos
conduz à vida eterna. A sua ação na alma é suave e aprazível; Ele vem salvar,
curar, iluminar,” (São Francisco de Sales).
Hoje
terminamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos; findamos a semana, não
a oração pela unidade dos cristãos. Todos nós, discípulos-missionários de
Cristo, precisamos – é importante para nós e para a evangelização – viver bem
unidos: uma só fé, os mesmos sacramentos, um só governo: o do Papa e o dos
Bispos em comunhão com ele. A divisão é vergonhosa para nós. “Celebrai, pois,
este dia como membros do único corpo de Cristo. E não o celebrareis em vão, se
realmente sois aquilo que celebrais, isto é, se estais perfeitamente
incorporados naquela Igreja que o Senhor enche do Espírito Santo e faz crescer
progressivamente através do mundo inteiro. (…) Esta é a casa de Deus, edificada
com pedras vivas. Nela o Eterno Pai gosta de morar; nela seus olhos jamais
devem ser ofendidos pelo triste espetáculo da divisão entre seus filhos” (Dos
Sermões de um Autor africano anônimo do séc.VI).
Peçamos a
Deus que se renove em nós hoje o Pentecostes com línguas de Fogo e com a força
da unidade do Espírito que une o que estava dispersos e congrega os corações
transviados. As línguas de fogo no dia de Pentecostes simbolizam a unidade da
Igreja, ela falaria todas as línguas com a sua expansão; no entanto, essa que
falaria todas as línguas encontra-se toda ali, unida. Essas línguas são de
fogo. “O fogo simboliza a energia transformadora do Espírito Santo” (Cat. 696).
Também ao Espírito Santo poderia aplicar-se o simbolismo da água, que significa
“o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo” (Id.). Nós
experimentamos a água e o fogo, ao mesmo tempo. Nascemos da água e do Espírito
no nosso Batismo (cf. Jo 3,5), a partir daí o Espírito Santo começa uma ação
muito especial em nós que vai transformando-nos mais e mais. São Basílio fala-nos
da importância de estar com o Espírito Santo, ou melhor, de que o Espírito
Santo esteja em nós: “Por estarmos em comunhão com Ele, o Espírito Santo
torna-nos espirituais, recoloca-nos no Paraíso, reconduz-nos ao Reino dos céus
e à adoção filial, dá-nos a confiança de chamarmos Deus de Pai e de
participarmos na graça de Cristo, de sermos chamados filhos da luz e de termos
parte na vida eterna” (Liber de Sp. Sancto, 15,36, em Cat. 736).
Pe. Fantico
Borges, CM
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