sábado, 17 de novembro de 2018

Homilia do Pe. Fantico Borges, CM – XXXIII Domingo do Tempo Comum – Ano B


Homilia do Pe. Fantico Borges, CM –  XXXIII Domingo do Tempo Comum – Ano B

Onde há Cristo sempre haverá esperança!

A liturgia deste domingo, o penúltimo do tempo comum de 2018, fala da volta de Cristo manifesta nos sinais dos tempos que antecedem a segunda vinda de Jesus. O próximo domingo, dia 25, será o Domingo de Cristo Rei, ou seja, a festa da vitória, o trunfo do reinado de Jesus Cristo.
Na primeira leitura é clara a convicção do autor que existe vida após a morte e que todos ressuscitarão uns para felicidade eterna outros para opróbio eterno. Neste sentido, a Palavra de Deus convida-nos a meditar no fim último do homem, no seu destino derradeiro. A meta final, para onde Deus nos conduz, faz nascer em nós a esperança e a coragem para enfrentar as adversidades e lutar pelo advento do Reino. Jesus deseja animar a todos que confiam em Deus a não desanimarem diante das dificuldades existentes.
O Profeta Daniel (Dn 12, 1-3) mostra o povo judeu oprimido sob a dominação dos gregos. Muitos judeus, apavorados pela perseguição, abandonavam até a fé. O objetivo do livro de Daniel é animar o povo a resistir diante dos opressores e lembrar que a vitória final será dos justos que perseverarem fiéis. É a primeira profissão de fé na Ressurreição, que se encontra na Bíblia. É interessante notar que existe uma relação com a vinda de Miguel, o defensor e Jesus o Filho do Homem que vem para reunir os eleitos de Deus.
No Evangelho (Mc 13, 24-33) no discurso escatológico, Jesus ensina como os seus discípulos devem viver no tempo que vai de sua elevação da terra até o seu retorno glorioso. Jesus anuncia a destruição de Jerusalém e o começo de uma nova era, com a sua vinda gloriosa após a ressurreição. A intenção não era assustar, mas conduzir a comunidade a discernir os fatos catastróficos e o futuro da comunidade cristã dentro da história.
O importante não é pensar no fim do mundo, mas no início de uma nova mentalidade no mundo, ou seja, um mundo onde os valores humanos são respeitados e Deus não é usado para salvaguardar privilégios de uns poucos predestinados. Jesus manifesta com seu modo de ser que Deus está do lado dos justos, que cumprem a vontade de Deus. Não importa saber o dia e hora, o que é essencial é está sempre preparado para este dia. Portanto, o mais importante não é saber quando isso irá acontecer, mas sim estar vigilantes e preparados para ele. O cristão não pode ficar de braços cruzados, esperando que as coisas simplesmente aconteçam. O Papa Francisco chama toda Igreja a olhar para mundo e ver os sinais dos tempos. Ser cristão e não olhar para realidade humana é não compreender o sentido real do Cristo. Ele se fez carne, gente, entrou no mundo e a partir dele salvar o homem integralmente.
A vida é realmente muito curta e o encontro com Jesus está próximo. Mas não se pode dizer Ele está aqui ou Ele está ali! Jesus está em nós. Essa certeza evangélica ajuda-nos a desprender-nos dos bens que temos e aproveitar o tempo para ser mais útil aos outros. Como diz o ditado popular: “quem não vive para servir não serve para viver”.  
Neste domingo dia 18 de novembro o Santo Padre Papa Francisco instituiu o dia internacional do pobre. Com esse dia, na verdade, o Papa quer alertar a todos os cristãos e a toda gente de boa vontade, que temos muitos irmãos e irmãs, filhos de Deus, amados por Jesus, eleitos e convocados ao Reino que vivem esquecidos como se não existissem. Pessoas que como nós tem esperança em Cristo, mas estão isolados do outro lado do muro que separa os poucos ricos dos muitos pobres. É uma vergonha que nossa cultura cristã ou cristianizada ainda fabrique tanta pobreza e injustiça. Mais que um dia para dar um prato de comida para um pobre, a ideia procurar visibilizar que existem muitos milhares de pessoas passando fome e morrendo todos os dias sem assistência alguma.

Pe. Fantico Borges, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...