Homilia
da Assunção de Nossa Senhora
Assunção, festa da esperança
Esperamos conseguir do Senhor o que Maria, sinal
glorioso da Igreja, já conseguiu. Esperamos estar completos, corpo e alma, com
o Senhor. Ao contemplar a Mãe de Deus de maneira tão gloriosa no dia de hoje,
os nossos corações se enchem de luz e de esperança. Deus cuida de nós e nos
conduz cada vez mais à sua vida divina.
Os Padres da Igreja, especialmente a partir de S.
João Damasceno e S. Germão de Constantinopla, pregavam abertamente a existência
da incorruptibilidade do corpo de Nossa Senhora. A festa da Dormição de Nossa
Senhora foi celebrada primeiramente em Jerusalém. Mas para os antigos,
“dormição” não significava necessariamente ausência de morte. Defensor da
Assunção de Nossa Senhora na Idade Média foi o assim chamado “Pseudo-Agostinho”
(século IX). Baldo de Ubaldi, no século XV, também foi um grande defensor desta
verdade de fé. Finalmente, o Papa Pio XII definiu solenemente o dogma da
Assunção no dia 1 de novembro de 1950 através da Constituição
“Munificentissimus Deus”. Inclusive o nome desta constituição deixa claro que
se trata de uma graça de Deus “munificentissimus”, isto é, generosíssimo.
Uma graça tal que é um privilégio: Maria recebeu o privilégio de que nela
fosse antecipado aquilo que acontecerá com todos os eleitos.
O Papa sentencia “que é dogma divinamente revelado:
que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, ao término de sua vida
terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória do céu”. É interessante que
antes do Papa definir o quarto dogma sobre Nossa Senhora, ele recorde os outros
três: Mãe de Deus, sempre Virgem (antes, durante e depois do parto), Imaculada.
Pio XII não diz se Maria, antes de ser elevada ao céu, morreu ou não: isso
continua como tema aberto à livre discussão teológica, isto é, pode-se defender
uma ou outra coisa. O que todos devem reter como doutrina de fé solenemente
definida é que ela, Nossa Senhora, foi elevada em corpo e alma aos céus,
antecipadamente, como privilégio.
Quanto à morte de Nossa Senhora, parece muito mais
acertado afirmar que ela realmente morreu e somente depois teria sido elevada
aos céus. Por um lado, quando os antigos Padres falavam de “dormição” eles
falavam também de morte. De fato, não é difícil encontrar textos na patrística
que transmitam uma dormição de Jesus na Cruz referindo-se à sua morte real. Por
outro lado, o desejo de imitar a Cristo que estava no coração de Nossa Senhora
faz com que seja mais conveniente que ela imite o seu filho também nisso e se
una, desta maneira, ao valor redentor do seu mistério de cruz.
Mas, como dizíamos antes, a Assunção de Nossa
Senhora é sinal de esperança para nós. O Concílio Vaticano II afirmou:
“Entretanto, a Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é
imagem e início da Igreja que se há de consumar no século futuro, assim também,
na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de
Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor (cfr. 2 Ped. 3,10)”
(Constituição Dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, nº 68).
A esperança é virtude sobrenatural, teologal, uma
disposição plantada pelo Senhor na nossa alma que nos une a ele através da
vontade, do desejo. Esperamos em Deus e nos auxílios (graças) que ele nos
concede para alcançá-lo. Temos a firme esperança de chegar ao céu, à
bem-aventurança eterna. É nesse sentido que a Assunção de Maria nos anima a
continuar com os olhares fixos na meta: uma como nós conseguiu aquilo que nós
conseguiremos. O nosso caminho rumo ao céu já foi selado por uma da nossa raça.
Assim como ela chegou lá por graça, também nós chegaremos.
A Festa de hoje não é somente da Virgem Maria.
Primeiramente, ela glorifica o Cristo, Autor da nossa salvação, pois em Maria
aparece a vitória sobre a morte, que Jesus nos conquistou. A liturgia hoje
exclama: “Preservastes, ó Deus, da corrupção da morte aquela que gerou
de modo inefável vosso próprio Filho feito homem, Autor de toda a vida”.
Este senhorio de Cristo aparece hoje radiante na sua Mãe toda santa: em Maria,
Cristo venceu a morte de Maria! Em segundo lugar, a festa de hoje é também festa
da Igreja, de quem Maria é Mãe e figura. A liturgia canta: “Hoje, a
Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu. Aurora e esplendor da
Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em
caminho”. Sim! A Mãe Igreja contempla a Mãe Maria e fica cheia de
esperança, pois um dia, estará totalmente glorificada como ela, a Mãe de Jesus,
já se encontra agora. Finalmente, a festa é de cada um de nós, pois já vemos em
Nossa Senhora aquilo que, pela graça de Cristo, o Pai preparou para todos nós:
que sejamos totalmente glorificados na glória luminosa do Espírito do Filho
morto e ressuscitado. Aquilo que a Virgem já possui plenamente, nós possuiremos
também: logo após a morte, na nossa alma; no fim dos tempos, também no nosso
corpo!
Estejamos atentos! A festa hodierna recorda o nosso destino, a nossa dignidade e a dignidade do nosso corpo. O mundo atual, por um lado exalta o corpo nas academias, no culto da forma física, da moda e da beleza exterior; por outro lado, entrega o corpo à sensualidade, à imoralidade, à droga, ao álcool… É comum escutarmos que o que importa é o “espírito”, que a matéria, o corpo passa… Os cristãos não aceitam isso! Nosso corpo é templo do Espírito Santo, nosso corpo ressuscitará, nosso corpo é dimensão indispensável do nosso eu. Um documento recente da Igreja sobre a relação homem-mulher, chamava-se atenção exatamente para essa questão: o corpo em si, para o mundo, parece que não significa muita coisa, que não tem uma linguagem própria, que não diz algo do que eu sou, da minha identidade – inclusive sexual. Para nós, cristãos, o corpo integra profundamente a personalidade de cada um: meu corpo será meu por toda eternidade; meu corpo é parte de minha identidade por todo o sempre! Honremos, então nosso corpo: “O corpo não é para a fornicação e, sim, para o Senhor e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus, que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós – em nosso corpo- pelo seu poder. Glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo” (1Cor 6,14.20).
Então, caríssimos, olhemos para o céu, voltemos para lá o nosso coração! Celebremos! Com a Virgem Maria, hoje vencedora da morte, com a Igreja, que espera, um dia, triunfar totalmente como Maria Virgem, cantemos as palavras da Filha de Sião, da Mãe da Igreja, pensando na nossa vitória: “A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor!” A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Estejamos atentos! A festa hodierna recorda o nosso destino, a nossa dignidade e a dignidade do nosso corpo. O mundo atual, por um lado exalta o corpo nas academias, no culto da forma física, da moda e da beleza exterior; por outro lado, entrega o corpo à sensualidade, à imoralidade, à droga, ao álcool… É comum escutarmos que o que importa é o “espírito”, que a matéria, o corpo passa… Os cristãos não aceitam isso! Nosso corpo é templo do Espírito Santo, nosso corpo ressuscitará, nosso corpo é dimensão indispensável do nosso eu. Um documento recente da Igreja sobre a relação homem-mulher, chamava-se atenção exatamente para essa questão: o corpo em si, para o mundo, parece que não significa muita coisa, que não tem uma linguagem própria, que não diz algo do que eu sou, da minha identidade – inclusive sexual. Para nós, cristãos, o corpo integra profundamente a personalidade de cada um: meu corpo será meu por toda eternidade; meu corpo é parte de minha identidade por todo o sempre! Honremos, então nosso corpo: “O corpo não é para a fornicação e, sim, para o Senhor e o Senhor é para o corpo. Ora, Deus, que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós – em nosso corpo- pelo seu poder. Glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo” (1Cor 6,14.20).
Então, caríssimos, olhemos para o céu, voltemos para lá o nosso coração! Celebremos! Com a Virgem Maria, hoje vencedora da morte, com a Igreja, que espera, um dia, triunfar totalmente como Maria Virgem, cantemos as palavras da Filha de Sião, da Mãe da Igreja, pensando na nossa vitória: “A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor!” A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
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