quinta-feira, 25 de junho de 2015

O Sagrado Coração de Jesus e a Eucaristia

O Sagrado Coração de Jesus e a Eucaristia


Jesus conheceu-nos e amou-nos a todos durante sua Vida, sua Agonia e Paixão e entregou-se por todos e cada um de nós: “O Filho de Deus amou-me e entregou-se por mim” (Gálatas 2,20). Amou-nos a todos com um coração humano. Por esta razão, o sagrado Coração de Jesus, traspassado por nossos pecados e para a nossa salvação é considerado o principal sinal e símbolo daquele amor com o qual o divino Redentor ama o Pai e a todos nós.
O coração é a casa em que estou, onde moro. Ele é nosso centro escondido, inatingível pela razão e por outra pessoa; só o Espírito de Deus pode sondá-lo e conhecê-lo. Ele é o lugar da decisão, no mais profundo de nossas tendências psíquicas. É o lugar da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte. É o lugar do encontro, pois, à imagem de Deus, vivemos em relação; é o lugar da Aliança.
A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”, pois contém todo bem espiritual da Igreja, que é o próprio Cristo, nossa Páscoa.
Deus disse a Jeremias: Desce até a casa do oleiro... (Jr 18,1-6). E nós, aceitamos ser barro nas mãos do oleiro? Será nossa vida um vaso novo ou um vaso trincado, arranhado, quebrado, despedaçado? Aceitamos que Deus refaça nossa vida ou achamos que só os outros têm pecado? Eu quero ser Jesus amado/ como um vaso nas mãos do oleiro/ Toma minha vida/ faze-me de novo/ Eu quero ser, eu quero ser/ um vaso novo!
A Eucaristia encontra-se intimamente ligada ao sacramento da Penitência (Ecclesia de Eucharistia, n. 37), pois exige que estejamos num estado de graça e de alegria para que possamos participar do Banquete da Vida. Quando vamos a uma festa e lá chegamos e vemos as mesas cheias de deliciosas comidas e bebidas o que fazemos: só olhamos ou aproveitamos saborear cada guloseima? Assim, é também o Banquete da Vida. Precisamos descobrir a importância da comunhão em nossa vida. Não podemos comungar só do Pão da Palavra, mas também do Pão Eucarístico. Daquele pão que para nós é Corpo de Cristo. Carne e Sangue que dão sabor a nossa vida... Que nos animam a assumir nosso compromisso de filhas e filhos de Deus, sobretudo com os pobres.
Às vezes não vamos a uma festa porque não temos uma roupa nova ou um presente para levar. Ficamos tristes e inventamos mil desculpas para justificarmos nossa ausência. Na Celebração da Eucaristia não precisamos levar presentes, pois, ao contrário da festa, Cristo é quem se presenteia para nós. Precisamos apenas vestir a melhor roupa que temos: nosso coração. E nosso coração encontra-se vestido dignamente para o Banquete da Vida quando vai à Casa do Pai sem mágoas, sem ódio, sem rancor, sem maldade, sem inveja... Ele encontra-se bem vestido quando somos capazes de amar sem segundas intenções, sem interesses... Quando amamos gratuitamente. Nosso coração está elegante quando somos capazes de ser solidários, fraternos e justos, especialmente quando praticamos a justiça para com os excluídos da nossa sociedade e, infelizmente, muitas vezes do Banquete da Vida. Entretanto, só teremos um coração assim: verdadeiro e humano, quando conseguirmos enxergar no sacramento da Penitência (Confissão) o meio para orientar nossas vidas. O sacramento da Penitência é como a volta de um filho que há anos não visitava seus pais. Certo dia... Assim é a Eucaristia e a Penitência. A conversão e a penitência cotidiana encontram sua fonte e seu alimento na Eucaristia, pois nela se torna presente o sacrifício de Cristo que nos reconciliou com Deus; pela Eucaristia são nutridos e fortificados aqueles que vivem da vida de Cristo.
A comunhão aumenta a nossa união com Cristo. Receber a Eucaristia na comunhão traz como fruto principal a união íntima com Cristo Jesus. Pois Jesus diz: “Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56).  O que o alimento material produz em nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual.

Procuro abrigo nos corações/ de porta em porta desejo entrar/ Se alguém me acolhe com gratidão/ faremos juntos a refeição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C)

Homilia do XVIII Domingo do Tempo Comum (Ano C) Um homem vem a Jesus pedindo que diga ao irmão que reparta consigo a herança. Depois ...